quinta-feira, 10 de junho de 2010

Movimento Nova Era

Movimento Nova Era
Estados Alterados da Conciência



Este item merece atenção especial. O cérebro constitui, junto com a medula espinhal, o sistema nervoso central, e contém aproximadamente dez bilhões de neurônios. O lado esquerdo do cérebro investiga, seleciona, raciocina, analisa e transforma nossos pensamentos em linguagem, tudo com base na lógica. O lado direito centraliza as emoções, a intuição e criação. Poderíamos dizer que o hemisfério esquerdo é ativo, masculino; enquanto o direito é passivo, feminino; o esquerdo pensa; o direito sente. Embora os estudos revelem que os hemisférios esquerdo e direito possuem funções particulares, não há consenso quanto à exata definição desses limites, porque o cérebro continua sendo um mistério a ser desvendado.

Os doutrinadores da Nova Era deram um caráter místico à função do hemisfério direito; afirmam que nele está a chave para a consciência cósmica. Calando-se o pensamento investigativo, criam-se condições para uma interação com a energia do Universo. O homem precisa reaprender a pensar, garantem. A mente crítica, ou seja, o hemisfério esquerdo, que distingue e confronta, deveria ser periodicamente desligada para propiciar o desenvolvimento da mente intuitiva, não analítica, mais receptiva à concepção de novas idéias e crenças.

Para estabelecer essa conexão, o MNE apresenta uma série de técnicas de relaxamento originárias do ocultismo e religiões orientais. Essas técnicas conduzem ao "estado Alfa", em que o pensamento contemplativo é conduzido apenas pela orientação do "mestre". Nessa viagem fantasiosa, o iniciante torna-se um verme receptivo sem condições de defender-se das heresias, além de ficar à mercê dos "espíritos superiores". O adepto entra em transe, em "alfa". Os gurus do Movimento sabem que a Nova Ordem Mundial inicia-se na mente do homem, e que somente alterando seu modo racional de pensar será possível livrá-lo de suas crenças tradicionais. Um guru da NE disse: "O homem deve transformar-se pela mudança de sua consciência para se encontrar com sua natureza divina. E para isso deverá usar várias técnicas orientais e ocultistas e aplicá-las à mente, corpo e espírito, como forma de conhecerem o eu superior".

Todavia, Deus fez o homem com uma mente racional para tomar decisões, para distinguir, investigar, analisar. O "estado alfa" é o canal por onde os demônios despejam suas teorias. É o estado da inércia, do entorpecimento. Por essa razão o MNE ensina o uso de drogas que conduzem ao transe; daí a recomendação da Ioga; daí as músicas da New Age, os incensos, as pinturas e outras formas e meios de entrar no clima de relaxamento.

Deus recomenda o estado de vigília: "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pe 5.8). A Bíblia recomenda que devemos meditar nos preceitos, nas maravilhas, nos decretos, nas palavras de Deus (Salmos 1 e 119). A Bíblia diz que "lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (Sl 119.105). A Bíblia recomenda a renovação da nossa mente e entendimento "para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2). Deus adverte: "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (1 Colossenses 2.8).

Nossa mente não deve ser corrompida e escravizada, mas "guardada em Cristo Jesus" (Filipenses 4.7), porque Ele escreveu suas leis em nossa mente e em nosso coração (Hebreus 8.10). Se somos morada do Espírito, não precisamos conhecer nenhum "Mestre Ascendido"; se Cristo vive em nós, não precisamos entrar em transe para receber mensagens de "mestres" do além; se temos a Palavra, não precisamos alterar nossa mente para ouvir os "mantras" da Nova Era. Temos o Senhor Jesus que é a Verdade, que nos salva, cura e liberta.

Os exercícios para "despertar a consciência cósmica" têm sido ensinados nos hospitais, empresas e universidades. Nem sempre os reais objetivos dos "transes" são esclarecidos aos neófitos. O MNE deseja que homens, mulheres e crianças sejam "canalizadores" (leia-se médiuns) através dos quais os demônios possam atuar livremente. Em todo o mundo, também no Brasil, há escolas destinadas ao ensino da mediunidade ou da canalização. Que nossos filhos sejam advertidos para não aceitarem qualquer tipo de meditação esotérica nas escolas e universidades. Enquanto a Igreja estiver atuante na Terra, as atividades das trevas ficarão restritas, e "ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos anunciamos, seja amaldiçoado" (Gl 1.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais populares