segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estudo Bíblico-Louvor Na Bíblia



Não há dúvida, cada servo do Senhor deve louvá-LO pessoalmente; afinal, a comunhão com o Pai é uma necessidade na vida dos escolhidos. É impossível, contemplarmos a obra do Senhor Jesus, o seu amor, a graça do Pai, sem darmos graças e louvores; e todos nós os filhos de Deus precisamos cultivar e praticar continuamente.
A seguir, uma relação de textos, que leva-nos a compreender a seriedade da prática deste sacrifício tão agradável ao Pai.

O Senhor é merecedor de todo Louvor:
a) "Invoco o SENHOR, digno de ser louvado..." 2Sm 22.4
b) "vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos..." Sl 22.23
c) "O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus" Sl 50.23
d) "proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor." Ap 5.12
e) "... Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!" Jo 12.13
f) "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome." Hb 13.15

Porque Louvar a Deus, vejas alguns motivos:

a) Sua Majestade: "Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras... Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário." Sl 96.1,6;
b) Sua Glória: "cantarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a glória do SENHOR" Sl 138.5;
c) Sua Bondade:"Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!" Sl 107.8
d) Seu Poder: "Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder." Sl 21.13
e) Sua Sabedoria: "Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder." Dn 2.20
f) Sua Santidade: "Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?" Ex 15.11
g) Sua Grandeza: "porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses." 1Cr 16.25
h) Sua Excelência: "Na grandeza da tua excelência, derribas os que se levantam contra ti; envias o teu furor, que os consome como restolho."
Ex 15.7
i) Sua Consolação: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Sl 42.5
j) Suas Obras: "Pois quem nos céus é comparável ao SENHOR? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao SENHOR?" Sl 89.6; "Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza." 150.2
k) Sua Salvação: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo." Lc 1.68;69
l) Sua Fidelidade: "Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros." Is 25.1
m) Sua Verdade: "Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra." Sl 138.2
n) Seu Conselho: "Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina." Sl 16.7
o) Suas Promessas: "Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo."
1Rs 8.56
p) Seu Perdão: "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades" Sl 103.1-3
q) Sua Preservação: "Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente. Para muitos sou como um portento, mas tu és o meu forte refúgio. Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente." Sl 71.6-8
r) Seu Livramento: "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR."
Sl 40.1-3
s) Sua Proteção: "O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei." Sl 28.7
t) Suas Respostas: "Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices!" Sl 28.6
u) Sua Esperança: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros" 1Pe 1.3-4
v) Suas Bênçãos: "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Sl 103.2

O Louvor é uma exigência do Senhor, a anjos, homens e criação:

a) Aos Anjos: "Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra." Sl 103.20;
" Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes."
Sl 148.2
b) Aos Santos: "Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome." Sl 30.4
c) Aos Jovens: "Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas... rapazes e donzelas, velhos e crianças." Sl 148.1,12
d) Aos Velhos: "Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas... rapazes e donzelas, velhos e crianças." Sl 148.1,12
e) A criação: "Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará. Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, répteis e voláteis."
Sl 148.1-10
f) Aos Homens: "Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!" Sl 107.8
g) A Todos: "Aleluia! Louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará. Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos; fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; feras e gados, répteis e voláteis. reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu. Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!" Sl 148
"Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes." Ap 19.5

Deve-se oferecer com:

a) a Alma: "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Sl 103.1,2
b) o coração: "Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas." Sl 9.1;
"Aleluia! De todo o coração renderei graças ao SENHOR, na companhia dos justos e na assembléia." Sl 111.1
c) os lábios: "Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam." Sl 63.3
d) a boca: "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores." Sl 51.15
"Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva" Sl 63.5
e) alegria: "Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva" Sl 63.5;
"Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra; aclamai, regozijai-vos e cantai louvores." Sl 98.4
f) regozijo: "Então, o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem o SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. Eles o fizeram com alegria, e se inclinaram, e adoraram." 2Cr 29.30
g) graças: "Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber." 1Cr 16.4
h) continuidade: "E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia." Sl 35.28
i) a vida: "Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida." Sl 104.33
j) dia e noite: "E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir."
Ap 4.8
k) dia-a-dia: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação." Sl 68.19
l) sempre: "Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável." Sl 145.3
m) hinos e salmos: "Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas." Sl 105.2;

"falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo," Ef 5.19;
"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração." Cl 3.16

Os Servos devem:

a) Mostrá-lo: "...povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor."
Is 43.21;
"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." 1Pe 2.9
b) Ser revestidos: "e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória." Is 61.3
c) Rendê-lo em todas as situações: " Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam." At 16.25
d) Gloriar-se: "E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, ajunta-nos e livra-nos das nações, para que rendamos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor." 1Cr 16.35
e) Triunfar: "Salva-nos, SENHOR, nosso Deus, e congrega-nos de entre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor." Sl 106.47
f) Expressar a alegria: "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores."Tg 5.13
g) Declará-lo: "dêem honra ao SENHOR e anunciem a sua glória nas terras do mar." Is 42.12
h) Chamar outros para louvarem: "Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome." Sl 34.3;

"Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação." Sl 95.1
Louvaram ao Senhor:a) Melquisedeque: "Melquisedeque, rei de Salém... e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." Gn 14.18,20
b) Moisés: "Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho. Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como pedra. A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo. Na grandeza da tua excelência, derribas os que se levantam contra ti; envias o teu furor, que os consome como restolho. Com o resfolgar das tuas narinas, amontoaram-se as águas, as correntes pararam em montão; os vagalhões coalharam-se no coração do mar. O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; a minha alma se fartará deles, arrancarei a minha espada, e a minha mão os destruirá. Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em águas impetuosas. Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? Estendeste a destra; e a terra os tragou. Com a tua beneficência guiaste o povo que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade. Os povos o ouviram, eles estremeceram; agonias apoderaram-se dos habitantes da Filístia. Ora, os príncipes de Edom se perturbam, dos poderosos de Moabe se apodera temor, esmorecem todos os habitantes de Canaã. Sobre eles cai espanto e pavor; pela grandeza do teu braço, emudecem como pedra; até que passe o teu povo, ó SENHOR, até que passe o povo que adquiriste. Tu o introduzirás e o plantarás no monte da tua herança, no lugar que aparelhaste, ó SENHOR, para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. O SENHOR reinará por todo o sempre. Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavalarianos, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar sobre eles as águas do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar." Ex 15
c) Jetro: "Alegrou-se Jetro de todo o bem que o SENHOR fizera a Israel, livrando-o da mão dos egípcios, e disse: Bendito seja o SENHOR, que vos livrou da mão dos egípcios e da mão de Faraó;" Ex 18.9,10
d) Os Israelitas: " Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, desde a eternidade até a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR." 1Cr 16.36
e) Davi: "Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade"1Cr 29.10;
"Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos." Sl 119.164
f) Sacerdotes e Levitas: "Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o SENHOR, segundo as determinações de Davi, rei de Israel. Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao SENHOR, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao SENHOR por se terem lançado os alicerces da sua casa." Ed 3.10,11
g) Esdras: " Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra." Ne 8.6
h) Ezequias: "Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço; o pai fará notória aos filhos a tua fidelidade" Is 38.19
i) Zacarias: "Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus." Lc 1.64
j) Pastores: "Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado." Lc 2.20
k) Simeão: "Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus." Lc 2.28
l) Ana: " Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação." 1Sm 2.1
m) Multidões: "Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus" Lc 18.43
n) Discípulos: "E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!" Lc 19.37,38
o) Apóstolos: "Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus." Lc 24.52,53
p) Convertidos: "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." At 2.46,47
q) Aleijado: "E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus." At 3.7-9
r) Paulo: "Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam." At 16.25
s) Silas: "Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam." At 16.25

A Bíblia apresenta situações nas quais o louvor é:
Ensinado;
Exigido e
Mostrado.

Como servos, que desejam comunhão perfeita com o Pai, é dever lermos e meditarmos nos textos citados, seremos assim aprimorados na prática do louvor.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais populares