quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bueiros abertos e pecados repentinos

Acontece num instante. Você está andando e assobiando satisfeito e no minuto seguinte se vê caindo, de olhos abertos. Satanás tira a tampa do bueiro e um passeio inocente ao cair da tarde se transforma em pesadelo. Você despenca indefeso, percebendo a queda, mas incapaz de controlá-la. Bate no fundo e fica olhando, estupefato, para a escuridão. Inspira o ar fétido e permanece no esgoto de Satanás até que ele o lance para fora e você esteja de novo, na calçada, tonto e traumatizado.

É assim que se processa o pecado repentino. Já se envolveu nele? Poucos pecados são premeditados e planejados. Muito poucos dentro nós iriam classificar-se na equipe estratégica de Satanás. Passamos o tempo evitando o pecado e não planejando cometê-lo. Não pense porem um minuto sequer que só por não desejar cair, isso não vai acontecer com você. Satanás tem um estratagema especial a sua espera, e ele só faz uso desse estratagema quando você não estiver atento. Esse pai da mentira medroso não ousa desafiá-lo de frente. De jeito nenhum. Não espere que o maioral dos demônios o convoque para um duelo. Essa serpente não é capaz disso. Seu jogo é sujo. Ele é o mestre das armadilhas e o autor dos momentos de fraqueza, aguardando quando você fica de costas, quando suas defesas baixam. Ele espera o sinal tocar e sua volta ao canto do ringue. A seguir, faz pontaria mirando a sua maior fraqueza e...acertou no alvo!

Você perde a paciência.

Cede a cobiça.
Cai.
Fuma.
Bebe.
Beija a mulher.
Acompanha a multidão.
Racionaliza.
Concorda.
Assina seu nome.
Esquece quem é.
Entra no quarto.
Espia pela janela.
Quebra a promessa.
Compra a revista.
Mente.
Deseja.
Bate os pés e exige os seus direitos.
Você nega o seu Mestre.
É Davi despindo Bate-Seba. É Adão aceitando o fruto de Eva. É Abraão mentindo sobre Sara. É Pedro negando conhecer Jesus. É Noé embriagado e nu em sua tenda. É Ló, na cama com sua própria filha. É o seu pior pesadelo. É repentino. É pecado.

Satanás anestesia a nossa percepção e anula nosso autocontrole. Sabemos o que estamos fazendo e ao mesmo tempo não acreditamos estar cometendo um tal ato. Na névoa da fraqueza desejamos parar, mas não possuímos a força de vontade para tanto. Queremos voltar, mas nossos pés não se movem. Queremos correr e lamentavelmente, desejamos ficar.

É o adolescente no banco de trás do carro. O alcoólatra comprando “só” mais uma dose. O chefe pegando na mão da secretária. O marido entrando na loja de artigos eróticos. A mãe perdendo o seu controle. O pai espancando seu filho. O jogador perdendo o seu dinheiro. O cristão descontrolado. É Satanás tomando o leme.

Confusão.
Culpa.
Racionalização.
Desespero.
Tudo nos atinge e penetra fundo.
Nós nos levantamos estonteados e tropeçamos de volta ao nosso mundo.

“Oh, Deus, o que fiz?”

“Devo contar a alguém?”

“Não vou repetir isso outra vez.”

“Meu Deus, podes perdoar-me?”

Ninguem que leia estas linhas está livre da traição do pecado repentino. Ninguem se acha imune a este estratagema da perdição. Este demônio do inferno pode escalar os muros mais altos dos monastérios, penetrar na fé mais profunda e profanar o lar mais puro.

Alguns de vocês sabem exatamente o que eu digo. Poderiam até escrever essas palavras melhor do que eu, não é? Alguns de vocês, como eu, tropeçaram tantas vezes que o mau hálito de Satanás não é mais novidade. Vocês pediram o perdão de Deus repetidamente e teme que o poço de misericórdia possa ter secado.

Quer reforçar um pouco as suas defesas? Precisa de ajuda para aguçar as suas armas? Já caiu bueiro abaixo excessivas vezes?Considere então as idéias abaixo:

Primeiro, reconheça Satanás. Nossa luta não é contra a carne e sangue, mas com o próprio diabo. Siga o exemplo de Jesus ao encontrar Satanás no deserto. Chame-o pelo nome. Tira a sua máscara. Denuncie o seu disfarce. Ele aparece sob as formas mais inocentes: uma saída a noite com os amigos, um livro aparentemente bom, um filme popular, uma vizinha bonita. Mas não deixe que o engane! Quando o impulso de pecar surgir de repente, olhe dentro de seus olhos e mostre que não se iludiu:
“Arreda, Satanás!”

“Você não me pega, cão do inferno!”

“Já andei pelos seus caminhos malignos antes. Volte ao covil a que pertence!”

Nunca tente brincar com esse anjo decaído. Ele irá moê-lo como trigo.

Segundo, aceite o perdão de Deus. O capítulo 7 do livro de Romanos é a “Lei Aurea” para todos os que têm a tendência de tropeçar. Veja o versículo 15: “Eu não entendo aquilo que faço, porque não faço as coisas boas que quero fazer. Ao contrário, faço as coisas más que odeio fazer.”

Parece familiar? Continue. Versículos 18 e 19: “Sim, eu sei que nada de bom vive em mim, isto é, naquela parte de mim que é humana e pecadora. Eu quero fazer o que é bom, mas não faço. Eu não faço as coisas boas que quero fazer. Ao contrário, faço as coisas más que não quero fazer.”

Esse escritor deve certamente ter lido o meu diário!
“Que homem tão miserável que sou! Quem poderá me salvar deste corpo que me conduz para a morte?”(verso 24)

Por favor, Paulo, não pare ai! Não existe um oásis nesse deserto de culpa?

Existe! Agradeça a Deus e beba avidamente ao ler o versículo 25 e o verso 1 do capítulo 8: “Dou graças a Deus por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. Assim, em minha mente, sou escravo da lei de Deus, mas naquela parte de mim que é humana e pecadora, sou escravo da lei do pecado. Portanto, agora já não há condenação para as pessoas que estão em Cristo Jesus.”

Amém! Ai está. Você leu corretamente. Sublinhe a frase se quiser.
Para os que estão em Cristo(pertencem a Ele) não há nenhuma condenação.

Reivindique a promessa.
Memorize as palavras.
Aceite a purificação.
Lance fora a culpa.
Louve ao Senhor.
E...fique vigilante, atento aos bueiros sem tampa.

Extraído do livro Moldado por Deus de Max Lucado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais populares